SEJA BEM VINDO

OLÁ, ESTE BLOG É PARA DIVULGAR OS CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA, TIRAR DÚVIDAS DE ALUNOS, ASSIM COMO POSTAR TRABALHOS DE MEUS ALUNOS, BLOG PARA PESSOAS QUE COMO EU APRECIAM O ESTUDO DA GEOGRAFIA.

VOCÊ PODERÁ COMENTAR SOBRE AS POSTAGENS, SALVAR FOTOS DE SEU INTERESSE, FAZER PESQUISA EM MINHAS PÁGINAS, SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS DE GEOGRAFIA E TAMBÉM ALGUNS CONTEÚDOS DE HISTÓRIA, ESTAREI SEMPRE ATUALIZANDO O BLOG COM NOVIDADES- VOLTE SEMPRE!!!


PESQUISAR O BLOG

26 de novembro de 2012

CARTA AO GOVERNADOR DO PARANÁ- DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Os professores de geografia de São José dos Pinhais e Campo Largo por um abaixo assinados desejam tornar pública a sua insatisfação perante ao descaso com a educação em geografia no Estado do Paraná.
 
Queremos informar que a nova grade curricular nos moldes então apresentados, nos causa grande preocupação com a educação paranaense.
 
A geografia na sala de aula permite conhecer o mundo, obter informações, estudar, analisar e tentar explicar o espaço produzido pelo homem, permite buscar as causas de origem, permitir que o educando sinta-se participante da sociedade em que vive e perceber-se como um ser histórico que cria e transforma o espaço.
 
A geografia constrói a percepção da cidadania onde o espaço é construído por todos os homens e, onde a sociedade é responsável por este espaço, permite compreender espaços e estruturas mais distantes, aquelas obscurecidas pelo capital dominante.
 
Segundo Gramsci, apud Mochcovitch (1990, p. 15), ”as representações do mundo que o senso comum permite, são sempre ocasionais e desagregadas, são formas de um conformismo imposto pelo ambiente exterior (pela ideologia dominante) e por outros grupos sociais”.
 
Nós profissionais da educação de geografia não concordamos com o retrocesso. A razão do processo educacional é o estudante e não interesses políticos econômicos momentâneos.
 
Nós professores de geografia, temos a oportunidade de transformar as percepções desordenadas, baseadas em uma dinâmica funcional, em conteúdos significativos para o desenvolvimento da inteligência.
 
Segundo Castrogiovanni (2003), a geografia é um instrumento útil para ler e entender o mundo, para exercitar a cidadania e para formar o cidadão. Uma de suas finalidades é auxiliar o aluno a entender-se como sujeito social, construir sua identidade através da promoção de valores que se concretizam em atitudes de participação e cooperação social. Para isso o é necessário que conceitos e o desenvolvimento do pensar mais complexos, como conhecer compreender, comparar, analisar e transformar o espaço geográfico tenha sustentação teórica apreendida nas cadeiras escolares. Dessa forma, a ciência Geográfica não pode perder espaço, mas sim fortalecer ainda mais seu valor e sua importância.
 
Não somos contra o aumento de aulas para as disciplinas de português e matemática, mas somos completamente contrários a redução na carga horária de geografia e de outras tão importantes quanto às beneficiadas.
 
A geografia tem umas das funções mais importantes, a de formar cidadãos críticos e reflexivos, pessoas atuantes e politizadas, formar alunos autônomos, capazes de construir novos conhecimentos através das atividades cientificas desenvolvidas na educação básica.
 
Vivemos um mundo que vem superando fronteiras, seja de ordem ideológica, técnica ou econômica. Porém, há um aspecto fundamental neste processo que é o papel estratégico desempenhado pela informação. Uma das matérias imprescindíveis nesse processo é a Geografia, ela revela o mundo, leva ao  cidadão a compreensão do lugar onde ele vive, é a expressão de poder, é a representação do saber de caráter estratégico que permite ao cidadão mudar o seu meio.
Atualmente a sociedade exige da escola uma educação de qualidade, cabe-nos a função de conduzir o processo. Para a geografia fica o papel de conduzir a compreensão e representação entre a sociedade e a natureza na organização e transformação do espaço geográfico, as desigualdades e as contradições bem como as relações entre o espaço local e outras escala espaciais, a formação de uma consciência crítica, responsável e transformadora dos diferentes aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais, ambientais,do espaço em que vive, permitindo ao aluno perceber-se como pertencente e participante desta realidade, construindo sua identidade e entendendo seu papel histórico-cultural.
 
Nós profissionais da geografia, não concordamos que o processo de construção de uma educação crítica voltada para a cidadania plena, seja banalizada com roupantes de alterações na carga horária da grade curricular, principalmente sem discussão com o coletivo, mesmo porque o número de aulas destinadas para geografia, que já temos é insuficiente para um trabalho com tanta responsabilidade.

Um comentário:

  1. Thank you for the gοod writeup. It in fact ωas a amusеment account
    it. Loоk advanced tο far added agгeeable from you!
    Ηowеѵer, how can we communicate?
    my webpage > bancuri olteni

    ResponderExcluir

Maquetes do 6º ano.

                                                               Perfil do solo.                                            ...