PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 6º
PERÍODO: 2018
PTD 1º TRIMESTRE
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS BÁSICOS
|
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
|
JUSTIFICATIVA
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
· Dimensão Socioambiental do Espaço
Geográfico;
· Dimensão Política do Espaço Geográfico;
· Dimensão Cultural e Demográfico do Espaço
Geográfico;
· Dimensão Socioambiental do Espaço
Geográfico;
|
·
Formação e transformação das paisagens
naturais e culturais;
·
Dinâmica da natureza e sua alteração pelo
emprego de tecnologias de exploração e produção;
·
A formação, localização, exploração e
utilização dos recursos naturais;
·
A distribuição espacial das atividades
produtivas e a reorganização do espaço geográfico;
·
As relações entre campo e cidade na sociedade
capitalista;
·
A transformação demográfica, a distribuição
espacial e os indicadores estatísticos da população;
·
A
mobilidade populacional e as manifestações socioespaciais da diversidade
cultural;
·
As diversas regionalizações do espaço
geográfico.
|
·
Paisagem- As paisagens do mundo; O que é
paisagem; Paisagem e o tempo; Modificações nas paisagens; Compreender a
paisagem.
·
Lugar e Espaço geográfico- Diferentes tipos de
espaço; Espaço, riqueza e pobreza; Cultura e espaço; A influência da
natureza.
·
Orientação no espaço geográfico - O que é orientação;
As direções de orientações; Instrumentos de medição;
·
Localização no espaço geográfico- O sistema de
coordenadas; As linhas imaginárias;
·
Interpretação cartográfica - O que são, para que servem os mapas; Leitura
e interpretação dos mapas;
·
Representações cartográficas- Convenções
cartográficas; Coordenadas geográficas; Utilizando as escalas cartográficas; Representação
cartográficas;
|
·
Objetivos - Compreender o mundo através do
olhar geográfico; Entender os conceitos de paisagem, lugar e espaço;
Reconhecer que a sociedade e a natureza têm princípios e leis próprios e que
o espaço geográfico resulta das interações entre elas, historicamente
definidas; reconhecer a importância da cartografia como uma fonte de
linguagem para trabalhar em diferentes escalas espaciais e as representações
locais e globais do espaço geográfico.
·
Justificativa- A importância do estudo dos conteúdos se faz
necessária para que o aluno adquira uma visão geográfica do mundo que o
cerca, se localizando, entendo o porquê das transformações que acontecem e ao
mesmo tempo interpretando e representando através da cartografia esses
conteúdos.
|
·
Aula expositiva e dialogada;
·
Apresentações de trabalhos individuais e em
grupo;
·
Músicas e cartazes;
·
Produção de textos;
·
Painéis e maquetes;
·
Leitura, interpretação de textos, figuras,
plantas e mapas;
·
Desenhos;
·
Vídeos;
·
Uso do
Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
|
·
Critérios de avaliação: Observar se há
coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba
de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere
no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a
partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e
políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo
como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos
sociais.
·
Instrumentos de avaliação: Duas atividades
avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e
objetivas no valor de 30,0 pontos cada.
·
Avaliações escritas com e sem consulta,
atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação
oral.
·
Recuperação de estudos: A recuperação é
realizada de forma paralela.
|
REFERÊNCIAS:
·
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver
Juntos: Geografia, 6º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM,
2015.
·
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação.
Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.
|
PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 6º
PERÍODO: 2018
PTD 2º TRIMESTRE
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS
BÁSICOS
|
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
|
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
· Dimensão Socioambiental do Espaço
Geográfico;
· Dimensão Política do Espaço Geográfico;
· Dimensão Cultural e Demográfico do Espaço
Geográfico;
· Dimensão Socioambiental do Espaço
Geográfico;
|
·
Formação e transformação das paisagens
naturais e culturais;
·
Dinâmica da natureza e sua alteração pelo
emprego de tecnologias de exploração e produção;
·
A formação, localização, exploração e
utilização dos recursos naturais;
·
A distribuição espacial das atividades
produtivas e a reorganização do espaço geográfico;
·
As relações entre campo e cidade na sociedade
capitalista;
·
A transformação demográfica, a distribuição
espacial e os indicadores estatísticos da população;
·
A mobilidade
populacional e as manifestações socioespaciais da diversidade cultural;
·
As diversas regionalizações do espaço
geográfico.
|
·
O planeta Terra- A Terra no Sistema Solar; A
influência do Sol e da Lua na Terra; Os principais movimentos da Terra; As estações
do ano; Os fusos horários.
·
A crosta terrestre- As camadas da Terra; o que
são recursos naturais; A importância dos combustíveis de origem fóssil; Os
diferentes tipos de solos.
·
Formação e modelagem do relevo terrestre- A
ação dos agentes externos e internos na Terra e a formação do relevo; Agentes
externos: intemperismo e erosão; Agentes internos: as placas tectônicas,
vulcões e abalos sísmicos; As principais unidades do relevo.
|
·
Objetivos -
Estudar a Terra bem com seu formato e seus movimentos; Conhecer o
processo histórico e geológico de formação do planeta Terra; Compreender como
funciona o interior do planeta Terra; Entender como os agentes externos
transformam o relevo.
·
Justificativa A importância dos conteúdos se
faz necessária para que o aluno adquira conhecimento e compreenda o processo
de formação e transformação do planeta Terra ao longo dos milhares de anos
|
·
Aula expositiva e dialogada;
·
Apresentações de trabalhos individuais e em
grupo;
·
Músicas e cartazes;
·
Produção de textos;
·
Painéis e maquetes;
·
Leitura, interpretação de textos, figuras,
plantas e mapas;
·
Desenhos;
·
Vídeos;
·
Uso do
Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
|
·
Critérios de avaliação: Observar se há
coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba
de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere
no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a
partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e
políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo
como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos
sociais.
·
Instrumentos de avaliação: Duas atividades
avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e
objetivas no valor de 30,0 pontos cada.
·
Avaliações escritas com e sem consulta,
atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.
·
Recuperação de estudos: A recuperação é
realizada de forma paralela.
|
REFERÊNCIAS:
·
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver
Juntos: Geografia, 6º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM,
2015.
·
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação.
Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.
|
PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 6º
PERÍODO: 2018
PTD 3º TRIMESTRE
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS
BÁSICOS
|
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
|
JUSTIFICATIVA
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
· Dimensão Socioambiental do Espaço
Geográfico;
· Dimensão Política do Espaço Geográfico;
· Dimensão Cultural e Demográfico do Espaço
Geográfico;
· Dimensão Socioambiental do Espaço
Geográfico;
|
·
Formação e transformação das paisagens
naturais e culturais;
·
Dinâmica da natureza e sua alteração pelo
emprego de tecnologias de exploração e produção;
·
A formação, localização, exploração e
utilização dos recursos naturais;
·
A distribuição espacial das atividades
produtivas e a reorganização do espaço geográfico;
·
As relações entre campo e cidade na sociedade
capitalista;
·
A transformação demográfica, a distribuição
espacial e os indicadores estatísticos da população;
·
A mobilidade
populacional e as manifestações socioespaciais da diversidade cultural;
·
As diversas regionalizações do espaço
geográfico.
|
·
A hidrosfera terrestre – A importância da água
para a vida no planeta terra; A distribuição da água na Terra; O uso dos oceanos;
As águas continentais; A exploração econômica das águas; A poluição das
águas; A escassez da água.
·
A atmosfera
terrestre - Elementos Atmosféricos; A importância da atmosfera e seu
funcionamento; Dinâmicas Climáticas; Climas no mundo e no Brasil; Fatores
climáticos; Poluição atmosférica e suas consequências.
·
A Biosfera
- A composição da biosfera; A biosfera e a relação entre os seus elementos; A
atuação humana e os ambientes naturais; Os biomas terrestres; A exploração
econômica dos ambientes naturais; A preservação das biodiversidades.
|
·
Objetivos -Conhecer a hidrografia brasileira e
a necessidade de preservação; Entender como os fatores e elementos climáticos
influenciam as diferentes sociedades e determinam a vegetação de cada lugar;
Estudar a biosfera terrestre, sua composição e sua relação com o ser humano;
Compreender a exploração econômica dos ambientes naturais; Identificar os
diferentes setores da economia presentes na área rural e na área urbana.
·
Justificativa- Os conteúdos se fazem importantes para que o
aluno adquira conhecimento e compreenda a dinâmica climática, percebendo a
interferência que o clima exerce sobre todos e sobre tudo. Além de entender
todo o processo de transformação do relevo e as diversas atividades
econômicas que transformam o espaço geográfico, trazendo comodidade para as
pessoas e na maioria das vezes prejuízo para a natureza.
|
·
Aula expositiva e dialogada;
·
Apresentações de trabalhos individuais e em
grupo;
·
Músicas e cartazes;
·
Produção de textos;
·
Painéis e maquetes;
·
Leitura, interpretação de textos, figuras,
plantas e mapas;
·
Desenhos;
·
Vídeos;
·
Uso do
Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
|
·
Critérios de avaliação: Observar se há
coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba
de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere
no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a
partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e
políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo
como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos
sociais.
·
Instrumentos de avaliação: Duas atividades
avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e
objetivas no valor de 30,0 pontos cada.
·
Avaliações escritas com e sem consulta,
atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação
oral.
·
Recuperação de estudos: A recuperação é
realizada de forma paralela.
|
REFERÊNCIAS:
·
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver
Juntos: Geografia, 6º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM,
2015.
·
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação.
Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.
|
PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 7º
PERÍODO: 2018
PTD 1º TRIMESTRE
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS
BÁSICOS
|
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
|
JUSTIFICATIVA
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
· Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;
· Dimensão Política do Espaço Geográfico;
· Dimensão Cultural e Demográfico do Espaço
Geográfico;
· Dimensão Socioambiental do Espaço
Geográfico;
|
·
A
formação, mobilidade das fronteiras e a reconfiguração do território
brasileiro.
·
As diversas regionalizações do espaço
brasileiro. As diversas regionalizações do espaço brasileiro.
·
A
distribuição espacial das atividades produtivas, a reorganização do espaço
geográfico.
·
Movimentos migratórios e suas motivações.
·
As
manifestações e diversidade cultural.
·
A evolução demográfica da população, sua
distribuição espacial e indicadores estatísticos.
·
A formação, o crescimento das cidades, a
dinâmica dos espaços urbanos e a urbanização.
·
A
circulação de mão-de-obra, das mercadorias e das informações.
·
A
dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias
|
·
O território brasileiro, sua regionalização,
formação e localização.
·
Regiões e políticas regionais.
·
A população brasileira, diversidade étnica,
população e trabalho, migrações internas e externas.
·
Brasil, da sociedade agrária para a
urbano-industrial.
·
Aspectos Físicos da Região Norte, em
especial a Bacia Amazônica.
·
Atividades econômicas, ocupação e exploração
da Região Norte.
·
Desenvolvimento sustentável e devastação da
Amazônia.
|
·
Perceber que o espaço geográfico é dinâmico,
sendo constantemente construído e modificado.
·
Mostrar
a importância do estudo da geografia para compreender o mundo em que vivemos.
·
Perceber que o espaço geográfico é composto de
diferentes lugares e paisagens, que é dinâmico e sujeito a constantes
transformações pela ação do homem e pela natureza.
·
Analisar a formação e características da
população brasileira.
|
·
Aula expositiva e dialogada;
·
Apresentações de trabalhos individuais e em
grupo;
·
Músicas e cartazes;
·
Produção de textos;
·
Painéis e maquetes;
·
Leitura, interpretação de textos, figuras,
plantas e mapas;
·
Desenhos;
·
Vídeos;
·
Uso do
Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
|
·
Critérios de avaliação: Observar se há
coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba
de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere
no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a
partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e
políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo
como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos
sociais.
·
Instrumentos de avaliação: Duas atividades
avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e
objetivas no valor de 30,0 pontos cada.
·
Avaliações escritas com e sem consulta,
atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação
oral.
·
Recuperação de estudos: A recuperação é
realizada de forma paralela.
|
REFERÊNCIAS:
·
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver
Juntos: Geografia, 7º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM,
2015.
·
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação.
Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.
|
PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 7º
PERÍODO: 2018
PTD 2º TRIMESTRE
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS
BÁSICOS
|
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
|
JUSTIFICATIVA
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
· Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;
· Dimensão Política do Espaço Geográfico;
· Dimensão Cultural e Demográfico do Espaço
Geográfico;
· Dimensão Socioambiental do Espaço
Geográfico;
|
·
A
formação, mobilidade das fronteiras e a reconfiguração do território
brasileiro.
·
As diversas regionalizações do espaço
brasileiro. As diversas regionalizações do espaço brasileiro.
·
A
distribuição espacial das atividades produtivas, a reorganização do espaço
geográfico.
·
Movimentos migratórios e suas motivações.
·
As
manifestações e diversidade cultural.
·
A evolução demográfica da população, sua
distribuição espacial e indicadores estatísticos.
·
A formação, o crescimento das cidades, a
dinâmica dos espaços urbanos e a urbanização.
·
A
circulação de mão-de-obra, das mercadorias e das informações.
·
A
dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias
|
·
Aspectos Físicos da Região Nordeste e suas
sub-regiões.
·
O espaço geográfico atual da Região Nordeste.
·
Atividades econômicas, ocupação e exploração
da Região Nordeste.
·
Aspectos Físicos da Região Sudeste e sua
ocupação.
·
Economia industrial do Sudeste e a atual
organização do espaço.
|
·
Compreender as transformações e as várias
paisagens que fazem parte do planeta, bem como a interação entre as paisagens
e os seres humanos;
·
Destacar a importância dos recursos naturais
para o desenvolvimento socioeconômico;
·
Observar as formas do relevo brasileiro e o
processo de transformação que ocorre ao longo do tempo.
·
Perceber os problemas ambientais,
consequências do grande desenvolvimento econômico.
·
Entender porque existem diferentes tipos de
indústria e a sua forma de distribuição no espaço.
|
·
Aula expositiva e dialogada;
·
Apresentações de trabalhos individuais e em
grupo;
·
Músicas e cartazes;
·
Produção de textos;
·
Painéis e maquetes;
·
Leitura, interpretação de textos, figuras,
plantas e mapas;
·
Desenhos;
·
Vídeos;
·
Uso do
Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
|
·
Critérios de avaliação: Observar se há
coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba
de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere
no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a
partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e
políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo
como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos
sociais.
·
Instrumentos de avaliação: Duas atividades
avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e
objetivas no valor de 30,0 pontos cada.
·
Avaliações escritas com e sem consulta,
atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação
oral.
·
Recuperação de estudos: A recuperação é
realizada de forma paralela.
|
REFERÊNCIAS:
·
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver
Juntos: Geografia, 7º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM,
2015.
·
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação.
Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.
|
PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 7º
PERÍODO: 2018
PTD 3º TRIMESTRE
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS
BÁSICOS
|
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
|
JUSTIFICATIVA
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
· Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;
· Dimensão Política do Espaço Geográfico;
· Dimensão Cultural e Demográfico do Espaço
Geográfico;
· Dimensão Socioambiental do Espaço
Geográfico;
|
·
A
formação, mobilidade das fronteiras e a reconfiguração do território
brasileiro.
·
As diversas regionalizações do espaço
brasileiro. As diversas regionalizações do espaço brasileiro.
·
A
distribuição espacial das atividades produtivas, a reorganização do espaço
geográfico.
·
Movimentos migratórios e suas motivações.
·
As
manifestações e diversidade cultural.
·
A evolução demográfica da população, sua
distribuição espacial e indicadores estatísticos.
·
A formação, o crescimento das cidades, a
dinâmica dos espaços urbanos e a urbanização.
·
A
circulação de mão-de-obra, das mercadorias e das informações.
·
A
dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias
|
·
Aspectos Físicos da Região Sul.
·
Ocupação e a organização do espaço sulista.
·
População e a economia da Região Sul.
·
Aspectos Físicos da Região Centro Oeste.
·
Impactos Ambientais no Cerrado e no Pantanal.
·
Expansão do povoamento e o crescimento
econômico.
·
Atividade industriais, pecuaristas,
agricultura e extrativismo.
·
Plano Piloto de Brasília e a vida no Xingu.
·
A população do Brasil: seus aspectos
demográficos, sua formação e os movimentos migratórios.
·
O
trabalho no Brasil.
·
Industrialização e Urbanização do Brasil.
·
Rede e hierarquia urbanas.
·
Problemas sociais e ambientais nas cidades
|
·
Compreender as diferenças dos setores da
economia presente no cotidiano do aluno e a importância dos mesmos para o
desenvolvimento humano.
·
Saber que a ocupação da região Sul foi
diferenciada.
·
Conhecer o processo histórico de ocupação do
território, o desenvolvimento das atividades produtivas, e as diferentes
paisagens da região Centro-Oeste.
·
Destacar a importância das atividades
primárias e a forma como estão interligadas com o desenvolvimento do espaço
urbano.
·
Salientar para os alunos a formação da
população brasileira, mostrando a importância dos índios negros e brancos na
formação da identidade nacional, a qual ele está inserido.
|
·
Aula expositiva e dialogada;
·
Apresentações de trabalhos individuais e em
grupo;
·
Músicas e cartazes;
·
Produção de textos;
·
Painéis e maquetes;
·
Leitura, interpretação de textos, figuras,
plantas e mapas;
·
Desenhos;
·
Vídeos;
·
Uso do
Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
|
·
Critérios de avaliação: Observar se há
coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba
de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere
no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a
partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e
políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo
como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos
sociais.
·
Instrumentos de avaliação: Duas atividades
avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e
objetivas no valor de 30,0 pontos cada.
·
Avaliações escritas com e sem consulta,
atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.
·
Recuperação de estudos: A recuperação é
realizada de forma paralela.
|
REFERÊNCIAS:
·
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver
Juntos: Geografia, 7º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM,
2015.
·
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação.
Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.
|
PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 8º
PERÍODO: 2018
PTD 1º TRIMESTRE
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS
BÁSICOS
|
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
|
JUSTIFICATIVA
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
· Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;
· Dimensão Política do Espaço Geográfico;
· Dimensão Sociocultural e Demográfico do
Espaço Geográfico;
· Dimensão Socioambiental do Espaço
Geográfico;
|
·
Regionalização do espaço mundial;
·
A diversidades no espaço mundial;
·
Economia mundial;
·
Blocos econômicos;
·
Mundo global e suas origens e desafios;
·
América, natureza e herança colonial;
|
·
Continentes e oceanos;
·
Estados e população do mundo;
·
Critério político-econômico;
·
Países do Norte/Sul, desenvolvimento e
subdesenvolvimento; Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos;
·
Origens e bases do mundo global;
·
A economia mundial;
·
Globalização e meio ambiente;
·
Crises e desigualdades sociais;
·
IDH;
·
Países emergentes;
·
DIT;
·
Transformação do espaço geográfico;
·
Desemprego estrutural e conjuntural;
·
Transnacionais;
·
FMI, BIRD e BM;
·
Características -Tipos de blocos econômicos;
·
A posição geográfica da América;
·
Clima e vegetação da América;
·
A conquista da América pelos europeus;
·
Outras regionalizações da América.
|
·
Permitir uma reflexão dos critérios em que se
baseiam as propostas de regionalização mundial;
·
Comparar o desenvolvimento dos países através
dos indicadores sociais e seus problemas ambientais;
·
Diferenciar a DIT no contexto mundial entre
países ricos, pobres e sua influência na economia desses países;
·
Reconhecer na globalização e no capital, os
responsáveis pela atual organização do espaço econômico mundial e a luta pela
preservação do meio ambiente.
·
Conhecer e entender os diversos blocos
econômicos e sua área de atuação.
·
Diferenciar os tipos de colonização na América
e a influência das etnias na construção do espaço com ênfase na cultura
afro-indígena.
|
·
Aula expositiva e dialogada;
·
Apresentações de trabalhos individuais e em
grupo;
·
Músicas e cartazes;
·
Produção de textos;
·
Painéis e maquetes;
·
Leitura, interpretação de textos, figuras,
plantas e mapas;
·
Desenhos;
·
Vídeos;
·
Uso do
Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
|
·
Critérios de avaliação: Observar se há
coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba
de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere
no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a
partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e
políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo
como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos
sociais.
·
Instrumentos de avaliação: Duas atividades
avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e
objetivas no valor de 30,0 pontos cada.
·
Avaliações escritas com e sem consulta,
atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação
oral.
·
Recuperação de estudos: A recuperação é
realizada de forma paralela.
|
REFERÊNCIAS:
·
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver
Juntos: Geografia, 8º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM,
2015.
·
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação.
Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.
|
PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 8º
PERÍODO: 2018
PTD 2º TRIMESTRE
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS
BÁSICOS
|
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
|
JUSTIFICATIVA
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
· Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;
· Dimensão Política do Espaço Geográfico;
· Dimensão Sociocultural e Demográfico do
Espaço Geográfico;
· Dimensão Socioambiental do Espaço
Geográfico;
|
·
América
- aspectos físicos;
·
Espaço agropecuário da América;
·
Comércio da América;
·
Países desenvolvidos da América;
·
América- países emergentes;
|
·
Relevo, clima, vegetação e hidrografia da
América;
·
Agricultura e a pecuária da América;
·
América- comércio interno, externo, balança
comercial;
·
Estados Unidos- formação e expansionismo
territorial;
·
Estados Unidos- potência econômica;
·
Estados Unidos- população e megalópoles;
·
Canadá- economia integrada ao Nafta;
·
México, Argentina e Brasil- da
industrialização tardia à inserção global;
·
O México e suas características;
·
A Argentina e suas características principais;
·
Brasil- conflitos e recursos na Bacia Platina;
|
·
Destacar os aspectos físicos e sua importância
na urbanização, economia e preservação ambiental.
·
Entender os fatores naturais e sociais que
exercem influência na agropecuária, seu valor na economia e os problemas
ambientais.
·
Identificar os tipos de comércio e sua
importância na economia dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
·
Conhecer os países desenvolvidos da América.
·
Estudar os países emergentes da América.
|
·
Aula expositiva e dialogada;
·
Apresentações de trabalhos individuais e em
grupo;
·
Músicas e cartazes;
·
Produção de textos;
·
Painéis e maquetes;
·
Leitura, interpretação de textos, figuras,
plantas e mapas;
·
Desenhos;
·
Vídeos;
·
Uso do
Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
|
·
Critérios de avaliação: Observar se há
coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba
de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere
no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a
partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e
políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo
como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos
sociais.
·
Instrumentos de avaliação: Duas atividades
avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e
objetivas no valor de 30,0 pontos cada.
·
Avaliações escritas com e sem consulta,
atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação
oral.
·
Recuperação de estudos: A recuperação é
realizada de forma paralela.
|
REFERÊNCIAS:
·
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver
Juntos: Geografia, 8º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM,
2015.
·
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação.
Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.
|
PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 8º
PERÍODO: 2018
PTD 3º TRIMESTRE
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS
BÁSICOS
|
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
|
JUSTIFICATIVA
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
· Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;
· Dimensão Política do Espaço Geográfico;
· Dimensão Sociocultural e Demográfico do
Espaço Geográfico;
· Dimensão Socioambiental do Espaço
Geográfico;
|
·
América
e suas economias de base mineral;
·
Economias de base agropecuária da América;
·
Projetos de integração da América;
|
·
Venezuela e Trinidad e Tobago;
·
Equador
e Chile;
·
Peru e Bolívia;
·
Guiana, Suriname e Jamaica;
·
Colômbia;
·
Uruguai e Paraguai;
·
América Central Continental e Insular;
·
Cuba;
·
Hispano-americano;
·
Pan-americano;
·
O Brasil na América do Sul- fronteiras e
integração física;
·
Brasil, liderança e tensões na América do Sul;
|
·
Destacar os aspectos econômicos da América;
·
Entender a diferença entre os países de base
mineral e países de base agropecuária da América;
·
Identificar os projetos de integrações na
América;
·
Conhecer os países da América Central,
Continental e Insular;
|
·
Aula expositiva e dialogada;
·
Apresentações de trabalhos individuais e em
grupo;
·
Músicas e cartazes;
·
Produção de textos;
·
Painéis e maquetes;
·
Leitura, interpretação de textos, figuras,
plantas e mapas;
·
Desenhos;
·
Vídeos;
·
Uso do
Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
|
·
Critérios de avaliação: Observar se há
coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba
de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere
no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a
partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e
políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo
como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos
sociais.
·
Instrumentos de avaliação: Duas atividades
avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e
objetivas no valor de 30,0 pontos cada.
·
Avaliações escritas com e sem consulta,
atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação
oral.
·
Recuperação de estudos: A recuperação é
realizada de forma paralela.
|
REFERÊNCIAS:
·
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver
Juntos: Geografia, 8º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM,
2015.
·
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação.
Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.
|
PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 9º
PERÍODO: 2018
PTD 1º TRIMESTRE
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS
BÁSICOS
|
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
|
JUSTIFICATIVA
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
· Dimensão
Econômica do Espaço Geográfico;
· Dimensão
Política do Espaço Geográfico;
· Dimensão
Sociocultural e Demográfico do Espaço Geográfico;
· Dimensão
Socioambiental do Espaço Geográfico;
|
·
Os
espaços da Globalização;
·
Consumo, meio ambiente e desigualdade no
espaço mundial;
·
Os territórios e fronteiras;
·
Continente Europeu.
|
·
A tecnologia e a transformação do espaço;
·
As tecnologias na Primeira Guerra Mundial;
·
A segunda Revolução Industrial;
·
A indústria e os espaço geográfico mundial;
·
A Terceira Revolução Industrial;
·
A consolidação da globalização;
·
A dinâmica dos espaços da globalização;
·
As multinacionais e o comércio mundial;
·
Os fluxos de mercadorias e de pessoas;
·
Os fluxos de informações e capitais;
·
Os fluxos e as cidades globais;
·
Os fluxos populacionais;
·
O capitalismo e a sociedade de consumo;
·
Problemas ambientais;
·
O desafio energético, a escassez do petróleo;
·
Meio ambiente e problemática ecológica;
·
Movimentos ambientalistas;
·
Preservação ambiental em busca de um
desenvolvimento sustentável.
·
Formação mobilidade das fronteiras e a
reconfiguração dos territórios;
·
Estado, Território e Nação;
·
Continente Europeu;
|
·
Estudar sobre o começo da globalização no
mundo;
·
Compreender a dinâmica dos espaços da globalização;
·
Estudar sobre o capitalismo e a sua
consequência para o meio ambiente;
·
Identificar a mais recente regionalização do
mundo que foi desencadeada com o fim do socialismo;
·
Conhecer os atuais conflitos mundiais suas
causas e consequências;
·
Conhecer os principais órgãos da ONU e sua
atuação;
·
Conceituar Estado, Território e Nação
Globalização do mundo;
·
Conflitos mundiais atuais;
·
Introdução ao continente Europeu (Relevo,
clima e paisagem;
|
·
Aula expositiva e dialogada;
·
Apresentações de trabalhos individuais e em
grupo;
·
Músicas e cartazes;
·
Produção de textos;
·
Painéis e maquetes;
·
Leitura, interpretação de textos, figuras,
plantas e mapas;
·
Desenhos;
·
Vídeos;
·
Uso do
Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
|
·
Critérios de avaliação: Observar se há
coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba
de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere
no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a
partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e
políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo
como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos
sociais.
·
Instrumentos de avaliação: Duas atividades
avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e
objetivas no valor de 30,0 pontos cada.
·
Avaliações escritas com e sem consulta,
atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação
oral.
·
Recuperação de estudos: A recuperação é
realizada de forma paralela.
|
REFERÊNCIAS:
·
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver
Juntos: Geografia, 9º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM,
2015.
·
BOLIGIAN, Levon... [et al.] Geografia espaço e
vivência, 9º ano/ 5º ed., São Paulo: Saraiva, 2015.
·
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação.
Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.
|
PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 9º
PERÍODO: 2018
PTD 2º TRIMESTRE
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS
BÁSICOS
|
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
|
JUSTIFICATIVA
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
· Dimensão
Econômica do Espaço Geográfico;
· Dimensão
Política do Espaço Geográfico;
· Dimensão
Sociocultural e Demográfico do Espaço Geográfico;
· Dimensão
Socioambiental do Espaço Geográfico;
|
·
Características principais do continente
Europeu;
·
Europa desenvolvida e Rússia;
·
Características principais do continente
Asiático;
·
Oriente Médio e Índia;
·
Japão, China e Sudeste Asiático;
|
·
O quadro natural da Europa;
·
Poluição, despoluição e o problema da água na
Europa;
·
População, política e cultura na Europa
desenvolvida;
·
O espaço geográfico europeu;
·
A União Europeia;
·
O socialismo no continente europeu;
·
Conflitos no continente europeu;
·
A Rússia;
·
O quadro natural da Ásia;
·
Localização do Oriente Médio;
·
Conflitos no Oriente Médio;
·
A população do Oriente Médio;
·
Índia;
·
Japão, um gigante do Oriente;
·
China, aspectos naturais e humanos;
·
China, potência econômica;
·
Sudeste asiático;
|
·
Conhecer a Europa sob os aspectos físicos,
ambientais humanos e econômicos;
·
Estudar o relevo, clima e paisagem do
continente europeu;
·
Aprender sobre o quadro físico e populacional
da Europa;
·
Entender o processo de formação do Bloco
Econômico da União europeia (UE), dentre eles, moeda, política,
características;
·
Analisar os principais países da Europa e sua
importância a nível mundial;
·
Conhecer a Ásia sob os aspectos físicos,
ambientais humanos e econômicos;
·
Estudar o relevo, clima e paisagem da Ásia
quadro físico e populacional;
·
Aprender sobre o processo de industrialização
Economia Principais países e sua importância a nível mundial
|
·
Aula expositiva e dialogada;
·
Apresentações de trabalhos individuais e em
grupo;
·
Músicas e cartazes;
·
Produção de textos;
·
Painéis e maquetes;
·
Leitura, interpretação de textos, figuras,
plantas e mapas;
·
Desenhos;
·
Vídeos;
·
Uso do
Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
|
·
Critérios de avaliação: Observar se há
coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba
de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere
no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a
partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e
políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo
como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos
sociais.
·
Instrumentos de avaliação: Duas atividades
avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e
objetivas no valor de 30,0 pontos cada.
·
Avaliações escritas com e sem consulta,
atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.
·
Recuperação de estudos: A recuperação é
realizada de forma paralela.
|
REFERÊNCIAS:
·
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver
Juntos: Geografia, 9º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM,
2015.
·
BOLIGIAN, Levon... [et al.] Geografia espaço e
vivência, 9º ano/ 5º ed., São Paulo: Saraiva, 2015.
·
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação.
Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.
|
PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA ANO: 9º
PERÍODO: 2018
PTD 3º TRIMESTRE
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS
BÁSICOS
|
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
|
JUSTIFICATIVA
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
· Dimensão
Econômica do Espaço Geográfico;
· Dimensão
Política do Espaço Geográfico;
· Dimensão
Sociocultural e Demográfico do Espaço Geográfico;
· Dimensão
Socioambiental do Espaço Geográfico;
|
·
Países desenvolvidos da Bacia do Pacífico e
Regiões Polares;
·
Continente Africano;
·
Oceania;
|
·
A Bacia do Pacífico;
·
Austrália e Nova Zelândia;
·
As Regiões Polares;
·
Características principais da África;
·
A Antártica;
|
·
Conhecer a Ásia sob os aspectos físicos,
ambientais humanos e econômicos. Relevo, Clima , Paisagem Ásia quadro físico
e populacional. Processo de industrialização Economia Principais países e sua
importância a nível mundial
·
continente Africano sob os aspectos físicos,
ambientais humanos e econômicos. Relevo, Clima, Paisagem. África quadro
físico e populacional. Processo de industrialização. Educação para os
direitos humanos, além da cultura afro-brasileira e africana. Conhecer a
Oceania sob os aspectos físicos, ambientais humanos e econômicos. Relevo,
Clima, Paisagem Processo de industrialização Economia Principais países e sua
importância a nível mundial.
|
·
Aula expositiva e dialogada;
·
Apresentações de trabalhos individuais e em
grupo;
·
Músicas e cartazes;
·
Produção de textos;
·
Painéis e maquetes;
·
Leitura, interpretação de textos, figuras,
plantas e mapas;
·
Desenhos;
·
Vídeos;
·
Uso do
Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
|
·
Critérios de avaliação: Observar se há
coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba
de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere
no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a
partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e
políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo
como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos
sociais.
·
Instrumentos de avaliação: Duas atividades
avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e
objetivas no valor de 30,0 pontos cada.
·
Avaliações escritas com e sem consulta,
atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação
oral.
·
Recuperação de estudos: A recuperação é
realizada de forma paralela.
|
REFERÊNCIAS:
·
SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver
Juntos: Geografia, 9º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM,
2015.
·
BOLIGIAN, Levon... [et al.] Geografia espaço e
vivência, 9º ano/ 5º ed., São Paulo: Saraiva, 2015.
·
PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação.
Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.
|
PLANO DE
TRABALHO DOCENTE
2º TRIMESTRE
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
1º A
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS BÁSICOS
|
CONTEÚDO ESPECÍFICO
|
OBJETIVO/JUSTIFICATIVA
|
·
O espaço natural: A dinâmica da natureza;
·
O espaço natural: paisagens naturais do mundo;
|
·
A evolução geológica da Terra;
·
Estrutura geológica e as formas de relevo da
terra;
·
Agentes formadores e modeladores do relevo
terrestre;
·
O tempo meteorológico e os elementos do
clima;
·
Fatores do clima e tipos climáticos; Os
grandes biomas terrestres: regiões temperadas e frias;
·
Os grandes biomas terrestres: Biomas
tropicais, montanhas e desertos.
|
|
·
Aguçar a compreensão e o entendimento da globalização no mundo e seus
efeitos;
·
Ensinar sobre as características principais do continente Europeu;
·
Instruir sobre o que é a CEI, porque ela foi formada e para o que ela
serve;
·
Mostrar a divisão social e econômica existente no continente Europeu.
|
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
|
RECURSOS DIDÁTICOS
|
PROPOSTA DE TRABALHO P/ O ALUNO
|
AVALIAÇÃO
|
|
CRITÉRIOS
|
INSTRUMENTOS
|
|||
·
Proporcionar aos alunos a elaboração de trabalhos, para compreensão
dos conteúdos;
· Apresentação de vídeos sobre o
conteúdo;
· Exposição de textos referente
aos assuntos com explicação após leitura;
· Trabalhar com atividades de fixação,
após a leitura e explicação do conteúdo;
|
·
Quadro de giz;
·
Tv Pen drive;
·
Aparelho de som;
·
Computador;
·
Revistas;
·
Jornais;
·
Livro didático;
·
Pesquisas na internet.
|
· Leitura de textos referente aos
assuntos;
· Confecção de atividades de
fixação;
· Seções de vídeos sobre os
conteúdos para um conhecimento visual do conteúdo;
· Atividades e trabalhos
avaliativos.
|
|
|
PLANO DE
TRABALHO DOCENTE
3º TRIMESTRE
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
1º A
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
|
CONTEÚDOS BÁSICOS
|
CONTEÚDO ESPECÍFICO
|
OBJETIVO/JUSTIFICATIVA
|
|
·
A economia europeia;
|
|
·
Aguçar a compreensão e o entendimento da globalização no mundo e seus
efeitos;
·
Ensinar sobre as características principais do continente Europeu;
·
Instruir sobre o que é a CEI, porque ela foi formada e para o que ela
serve;
·
Mostrar a divisão social e econômica existente no continente Europeu.
|
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
|
RECURSOS DIDÁTICOS
|
PROPOSTA DE TRABALHO P/ O ALUNO
|
AVALIAÇÃO
|
|
CRITÉRIOS
|
INSTRUMENTOS
|
|||
·
Proporcionar aos alunos a elaboração de trabalhos, para compreensão
dos conteúdos;
· Apresentação de vídeos sobre o
conteúdo;
· Exposição de textos referente
aos assuntos com explicação após leitura;
· Trabalhar com atividades de
fixação, após a leitura e explicação do conteúdo;
|
·
Quadro de giz;
·
Tv Pen drive;
·
Aparelho de som;
·
Computador;
·
Revistas;
·
Jornais;
·
Livro didático;
·
Pesquisas na internet.
|
· Leitura de textos referente aos
assuntos;
· Confecção de atividades de
fixação;
· Seções de vídeos sobre os
conteúdos para um conhecimento visual do conteúdo;
· Atividades e trabalhos
avaliativos.
|
|
|
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