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MODELOS DE PTD- PLANO DE TRABALHO DOCENTE 6º, 7º, 8º E 9º ANOS.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                               ANO: 6º                                            PERÍODO: 2018

                                                                                                                      PTD   1º TRIMESTRE

  CONTEÚDOS         ESTRUTURANTES


CONTEÚDOS    BÁSICOS

 CONTEÚDOS   ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
       
AVALIAÇÃO
·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Política do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Cultural e Demográfico do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;

·   Formação e transformação das paisagens naturais e culturais;

·   Dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias de exploração e produção;

·  A formação, localização, exploração e utilização dos recursos naturais;

·  A distribuição espacial das atividades produtivas e a reorganização do espaço geográfico;

·  As relações entre campo e cidade na sociedade capitalista;

·  A transformação demográfica, a distribuição espacial e os indicadores estatísticos da população;

·   A mobilidade populacional e as manifestações socioespaciais da diversidade cultural;

·  As diversas regionalizações do espaço geográfico.
·  Paisagem- As paisagens do mundo; O que é paisagem; Paisagem e o tempo; Modificações nas paisagens; Compreender a paisagem.

·  Lugar e Espaço geográfico- Diferentes tipos de espaço; Espaço, riqueza e pobreza; Cultura e espaço; A influência da natureza.

·  Orientação no espaço geográfico - O que é orientação; As direções de orientações; Instrumentos de medição;  

·  Localização no espaço geográfico- O sistema de coordenadas; As linhas imaginárias;

·  Interpretação cartográfica -  O que são, para que servem os mapas; Leitura e interpretação dos mapas;

·  Representações cartográficas- Convenções cartográficas; Coordenadas geográficas; Utilizando as escalas cartográficas; Representação cartográficas;


·  Objetivos - Compreender o mundo através do olhar geográfico; Entender os conceitos de paisagem, lugar e espaço; Reconhecer que a sociedade e a natureza têm princípios e leis próprios e que o espaço geográfico resulta das interações entre elas, historicamente definidas; reconhecer a importância da cartografia como uma fonte de linguagem para trabalhar em diferentes escalas espaciais e as representações locais e globais do espaço geográfico.


·  Justificativa-  A importância do estudo dos conteúdos se faz necessária para que o aluno adquira uma visão geográfica do mundo que o cerca, se localizando, entendo o porquê das transformações que acontecem e ao mesmo tempo interpretando e representando através da cartografia esses conteúdos.
·  Aula expositiva e dialogada;

·  Apresentações de trabalhos individuais e em grupo;

·  Músicas e cartazes;

·  Produção de textos;

·  Painéis e maquetes;

·  Leitura, interpretação de textos, figuras, plantas e mapas;

·  Desenhos;

·  Vídeos;

·   Uso do Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
·    Critérios de avaliação: Observar se há coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos sociais.

·    Instrumentos de avaliação: Duas atividades avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e objetivas no valor de 30,0 pontos cada.

·     Avaliações escritas com e sem consulta, atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.

·   Recuperação de estudos: A recuperação é realizada de forma paralela.
REFERÊNCIAS:
·         SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver Juntos: Geografia, 6º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM, 2015.
·         PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.








PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                               ANO: 6º                                            PERÍODO: 2018

                                                                                                                      PTD   2º TRIMESTRE

  CONTEÚDOS         ESTRUTURANTES


CONTEÚDOS    BÁSICOS

 CONTEÚDOS   ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
       
AVALIAÇÃO
·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Política do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Cultural e Demográfico do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;

·   Formação e transformação das paisagens naturais e culturais;

·   Dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias de exploração e produção;

·  A formação, localização, exploração e utilização dos recursos naturais;

·  A distribuição espacial das atividades produtivas e a reorganização do espaço geográfico;

·  As relações entre campo e cidade na sociedade capitalista;

·  A transformação demográfica, a distribuição espacial e os indicadores estatísticos da população;

·   A mobilidade populacional e as manifestações socioespaciais da diversidade cultural;

·  As diversas regionalizações do espaço geográfico.
·      O planeta Terra- A Terra no Sistema Solar; A influência do Sol e da Lua na Terra; Os principais movimentos da Terra; As estações do ano; Os fusos horários.

·      A crosta terrestre- As camadas da Terra; o que são recursos naturais; A importância dos combustíveis de origem fóssil; Os diferentes tipos de solos.

·      Formação e modelagem do relevo terrestre- A ação dos agentes externos e internos na Terra e a formação do relevo; Agentes externos: intemperismo e erosão; Agentes internos: as placas tectônicas, vulcões e abalos sísmicos; As principais unidades do relevo.
·  Objetivos -  Estudar a Terra bem com seu formato e seus movimentos; Conhecer o processo histórico e geológico de formação do planeta Terra; Compreender como funciona o interior do planeta Terra; Entender como os agentes externos transformam o relevo.


·  Justificativa A importância dos conteúdos se faz necessária para que o aluno adquira conhecimento e compreenda o processo de formação e transformação do planeta Terra ao longo dos milhares de anos






·  Aula expositiva e dialogada;

·  Apresentações de trabalhos individuais e em grupo;

·  Músicas e cartazes;

·  Produção de textos;

·  Painéis e maquetes;

·  Leitura, interpretação de textos, figuras, plantas e mapas;

·  Desenhos;

·  Vídeos;

·   Uso do Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
·    Critérios de avaliação: Observar se há coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos sociais.

·    Instrumentos de avaliação: Duas atividades avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e objetivas no valor de 30,0 pontos cada.

·     Avaliações escritas com e sem consulta, atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.

·   Recuperação de estudos: A recuperação é realizada de forma paralela.
REFERÊNCIAS:
·         SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver Juntos: Geografia, 6º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM, 2015.
·         PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.







PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                               ANO: 6º                                            PERÍODO: 2018

                                                                                                                      PTD   3º TRIMESTRE

  CONTEÚDOS         ESTRUTURANTES


CONTEÚDOS    BÁSICOS

 CONTEÚDOS   ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
       
AVALIAÇÃO
·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Política do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Cultural e Demográfico do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;

·   Formação e transformação das paisagens naturais e culturais;

·   Dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias de exploração e produção;

·  A formação, localização, exploração e utilização dos recursos naturais;

·  A distribuição espacial das atividades produtivas e a reorganização do espaço geográfico;

·  As relações entre campo e cidade na sociedade capitalista;

·  A transformação demográfica, a distribuição espacial e os indicadores estatísticos da população;

·   A mobilidade populacional e as manifestações socioespaciais da diversidade cultural;

·  As diversas regionalizações do espaço geográfico.
·    A hidrosfera terrestre – A importância da água para a vida no planeta terra; A distribuição da água na Terra; O uso dos oceanos; As águas continentais; A exploração econômica das águas; A poluição das águas; A escassez da água.

·     A atmosfera terrestre - Elementos Atmosféricos; A importância da atmosfera e seu funcionamento; Dinâmicas Climáticas; Climas no mundo e no Brasil; Fatores climáticos; Poluição atmosférica e suas consequências.

·     A Biosfera - A composição da biosfera; A biosfera e a relação entre os seus elementos; A atuação humana e os ambientes naturais; Os biomas terrestres; A exploração econômica dos ambientes naturais; A preservação das biodiversidades.


· Objetivos -Conhecer a hidrografia brasileira e a necessidade de preservação; Entender como os fatores e elementos climáticos influenciam as diferentes sociedades e determinam a vegetação de cada lugar; Estudar a biosfera terrestre, sua composição e sua relação com o ser humano; Compreender a exploração econômica dos ambientes naturais; Identificar os diferentes setores da economia presentes na área rural e na área urbana.


·  Justificativa-  Os conteúdos se fazem importantes para que o aluno adquira conhecimento e compreenda a dinâmica climática, percebendo a interferência que o clima exerce sobre todos e sobre tudo. Além de entender todo o processo de transformação do relevo e as diversas atividades econômicas que transformam o espaço geográfico, trazendo comodidade para as pessoas e na maioria das vezes prejuízo para a natureza.

·  Aula expositiva e dialogada;

·  Apresentações de trabalhos individuais e em grupo;

·  Músicas e cartazes;

·  Produção de textos;

·  Painéis e maquetes;

·  Leitura, interpretação de textos, figuras, plantas e mapas;

·  Desenhos;

·  Vídeos;

·   Uso do Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
·    Critérios de avaliação: Observar se há coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos sociais.

·    Instrumentos de avaliação: Duas atividades avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e objetivas no valor de 30,0 pontos cada.

·     Avaliações escritas com e sem consulta, atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.

·   Recuperação de estudos: A recuperação é realizada de forma paralela.
REFERÊNCIAS:
·         SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver Juntos: Geografia, 6º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM, 2015.
·         PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.








PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                               ANO: 7º                                            PERÍODO: 2018

                                                                                                                      PTD   1º TRIMESTRE

  CONTEÚDOS         ESTRUTURANTES


CONTEÚDOS    BÁSICOS

 CONTEÚDOS   ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
       
AVALIAÇÃO

·  Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Política do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Cultural e Demográfico do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;

·   A formação, mobilidade das fronteiras e a reconfiguração do território brasileiro.
·  As diversas regionalizações do espaço brasileiro. As diversas regionalizações do espaço brasileiro.
·   A distribuição espacial das atividades produtivas, a reorganização do espaço geográfico.
·  Movimentos migratórios e suas motivações.
·   As manifestações e diversidade cultural.
·  A evolução demográfica da população, sua distribuição espacial e indicadores estatísticos.
·  A formação, o crescimento das cidades, a dinâmica dos espaços urbanos e a urbanização.
·   A circulação de mão-de-obra, das mercadorias e das informações.
·   A dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias
·    O território brasileiro, sua regionalização, formação e localização.
·    Regiões e políticas regionais.
·    A população brasileira, diversidade étnica, população e trabalho, migrações internas e externas.
·    Brasil, da sociedade agrária para a urbano-industrial.
·     Aspectos Físicos da Região Norte, em especial a Bacia Amazônica.
·     Atividades econômicas, ocupação e exploração da Região Norte.
·    Desenvolvimento sustentável e devastação da Amazônia.
·  Perceber que o espaço geográfico é dinâmico, sendo constantemente construído e modificado.
·   Mostrar a importância do estudo da geografia para compreender o mundo em que vivemos.
·  Perceber que o espaço geográfico é composto de diferentes lugares e paisagens, que é dinâmico e sujeito a constantes transformações pela ação do homem e pela natureza.
·  Analisar a formação e características da população brasileira.




·  Aula expositiva e dialogada;

·  Apresentações de trabalhos individuais e em grupo;

·  Músicas e cartazes;

·  Produção de textos;

·  Painéis e maquetes;

·  Leitura, interpretação de textos, figuras, plantas e mapas;

·  Desenhos;

·  Vídeos;

·   Uso do Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
·    Critérios de avaliação: Observar se há coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos sociais.

·    Instrumentos de avaliação: Duas atividades avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e objetivas no valor de 30,0 pontos cada.

·     Avaliações escritas com e sem consulta, atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.

·   Recuperação de estudos: A recuperação é realizada de forma paralela.
REFERÊNCIAS:
·         SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver Juntos: Geografia, 7º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM, 2015.
·         PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.







PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                               ANO: 7º                                            PERÍODO: 2018

                                                                                                                      PTD   2º TRIMESTRE

  CONTEÚDOS         ESTRUTURANTES


CONTEÚDOS    BÁSICOS

 CONTEÚDOS   ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
       
AVALIAÇÃO

·  Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Política do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Cultural e Demográfico do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;

·   A formação, mobilidade das fronteiras e a reconfiguração do território brasileiro.
·  As diversas regionalizações do espaço brasileiro. As diversas regionalizações do espaço brasileiro.
·   A distribuição espacial das atividades produtivas, a reorganização do espaço geográfico.
·  Movimentos migratórios e suas motivações.
·   As manifestações e diversidade cultural.
·  A evolução demográfica da população, sua distribuição espacial e indicadores estatísticos.
·  A formação, o crescimento das cidades, a dinâmica dos espaços urbanos e a urbanização.
·   A circulação de mão-de-obra, das mercadorias e das informações.
·   A dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias
·    Aspectos Físicos da Região Nordeste e suas sub-regiões.
·    O espaço geográfico atual da Região Nordeste.
·     Atividades econômicas, ocupação e exploração da Região Nordeste.
·    Aspectos Físicos da Região Sudeste e sua ocupação.
·     Economia industrial do Sudeste e a atual organização do espaço.
·  Compreender as transformações e as várias paisagens que fazem parte do planeta, bem como a interação entre as paisagens e os seres humanos;
·  Destacar a importância dos recursos naturais para o desenvolvimento socioeconômico;
·  Observar as formas do relevo brasileiro e o processo de transformação que ocorre ao longo do tempo.
·   Perceber os problemas ambientais, consequências do grande desenvolvimento econômico.
·  Entender porque existem diferentes tipos de indústria e a sua forma de distribuição no espaço.



·  Aula expositiva e dialogada;

·  Apresentações de trabalhos individuais e em grupo;

·  Músicas e cartazes;

·  Produção de textos;

·  Painéis e maquetes;

·  Leitura, interpretação de textos, figuras, plantas e mapas;

·  Desenhos;

·  Vídeos;

·   Uso do Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
·    Critérios de avaliação: Observar se há coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos sociais.

·    Instrumentos de avaliação: Duas atividades avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e objetivas no valor de 30,0 pontos cada.

·     Avaliações escritas com e sem consulta, atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.

·   Recuperação de estudos: A recuperação é realizada de forma paralela.
REFERÊNCIAS:
·         SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver Juntos: Geografia, 7º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM, 2015.
·         PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.






PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                               ANO: 7º                                            PERÍODO: 2018

                                                                                                                      PTD   3º TRIMESTRE

  CONTEÚDOS         ESTRUTURANTES


CONTEÚDOS    BÁSICOS

 CONTEÚDOS   ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
       
AVALIAÇÃO

·  Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Política do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Cultural e Demográfico do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;

·   A formação, mobilidade das fronteiras e a reconfiguração do território brasileiro.
·  As diversas regionalizações do espaço brasileiro. As diversas regionalizações do espaço brasileiro.
·   A distribuição espacial das atividades produtivas, a reorganização do espaço geográfico.
·  Movimentos migratórios e suas motivações.
·   As manifestações e diversidade cultural.
·  A evolução demográfica da população, sua distribuição espacial e indicadores estatísticos.
·  A formação, o crescimento das cidades, a dinâmica dos espaços urbanos e a urbanização.
·   A circulação de mão-de-obra, das mercadorias e das informações.
·   A dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias
·    Aspectos Físicos da Região Sul.
·    Ocupação e a organização do espaço sulista.
·     População e a economia da Região Sul.
·    Aspectos Físicos da Região Centro Oeste.
·    Impactos Ambientais no Cerrado e no Pantanal.
·    Expansão do povoamento e o crescimento econômico.
·    Atividade industriais, pecuaristas, agricultura e extrativismo.
·    Plano Piloto de Brasília e a vida no Xingu.
·    A população do Brasil: seus aspectos demográficos, sua formação e os movimentos migratórios.
·     O trabalho no Brasil.
·    Industrialização e Urbanização do Brasil.
·    Rede e hierarquia urbanas.
·    Problemas sociais e ambientais nas cidades

·  Compreender as diferenças dos setores da economia presente no cotidiano do aluno e a importância dos mesmos para o desenvolvimento humano.
·  Saber que a ocupação da região Sul foi diferenciada.
·  Conhecer o processo histórico de ocupação do território, o desenvolvimento das atividades produtivas, e as diferentes paisagens da região Centro-Oeste.
·  Destacar a importância das atividades primárias e a forma como estão interligadas com o desenvolvimento do espaço urbano.
·  Salientar para os alunos a formação da população brasileira, mostrando a importância dos índios negros e brancos na formação da identidade nacional, a qual ele está inserido.

·  Aula expositiva e dialogada;

·  Apresentações de trabalhos individuais e em grupo;

·  Músicas e cartazes;

·  Produção de textos;

·  Painéis e maquetes;

·  Leitura, interpretação de textos, figuras, plantas e mapas;

·  Desenhos;

·  Vídeos;

·   Uso do Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
·    Critérios de avaliação: Observar se há coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos sociais.

·    Instrumentos de avaliação: Duas atividades avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e objetivas no valor de 30,0 pontos cada.

·     Avaliações escritas com e sem consulta, atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.

·   Recuperação de estudos: A recuperação é realizada de forma paralela.
REFERÊNCIAS:
·         SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver Juntos: Geografia, 7º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM, 2015.
·         PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.








PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                               ANO: 8º                                            PERÍODO: 2018

                                                                                                                      PTD   1º TRIMESTRE

  CONTEÚDOS         ESTRUTURANTES


CONTEÚDOS    BÁSICOS

 CONTEÚDOS   ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
       
AVALIAÇÃO

·  Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Política do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Sociocultural e Demográfico do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;


·  Regionalização do espaço mundial;

·  A diversidades no espaço mundial;

·   Economia mundial;

·  Blocos econômicos;

·  Mundo global e suas origens e desafios;

·  América, natureza e herança colonial;

·  Continentes e oceanos;

·  Estados e população do mundo;

·  Critério político-econômico;

·  Países do Norte/Sul, desenvolvimento e subdesenvolvimento; Primeiro, Segundo e Terceiro Mundos;

·  Origens e bases do mundo global;

·  A economia mundial;

·  Globalização e meio ambiente;

·  Crises e desigualdades sociais;

·  IDH;

·  Países emergentes;

·  DIT;

·   Transformação do espaço geográfico;

·  Desemprego estrutural e conjuntural;

·  Transnacionais;

·  FMI, BIRD e BM;

·  Características -Tipos de blocos econômicos;

·  A posição geográfica da América;

·  Clima e vegetação da América;

·  A conquista da América pelos europeus;

·  Outras regionalizações da América.

·  Permitir uma reflexão dos critérios em que se baseiam as propostas de regionalização mundial;

·  Comparar o desenvolvimento dos países através dos indicadores sociais e seus problemas ambientais;

·   Diferenciar a DIT no contexto mundial entre países ricos, pobres e sua influência na economia desses países;

·  Reconhecer na globalização e no capital, os responsáveis pela atual organização do espaço econômico mundial e a luta pela preservação do meio ambiente.

·  Conhecer e entender os diversos blocos econômicos e sua área de atuação.

·  Diferenciar os tipos de colonização na América e a influência das etnias na construção do espaço com ênfase na cultura afro-indígena.

·  Aula expositiva e dialogada;

·  Apresentações de trabalhos individuais e em grupo;

·  Músicas e cartazes;

·  Produção de textos;

·  Painéis e maquetes;

·  Leitura, interpretação de textos, figuras, plantas e mapas;

·  Desenhos;

·  Vídeos;

·   Uso do Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
·    Critérios de avaliação: Observar se há coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos sociais.

·    Instrumentos de avaliação: Duas atividades avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e objetivas no valor de 30,0 pontos cada.

·     Avaliações escritas com e sem consulta, atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.

·   Recuperação de estudos: A recuperação é realizada de forma paralela.
REFERÊNCIAS:
·         SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver Juntos: Geografia, 8º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM, 2015.
·         PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.








PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                               ANO: 8º                                            PERÍODO: 2018

                                                                                                                      PTD   2º TRIMESTRE

  CONTEÚDOS         ESTRUTURANTES


CONTEÚDOS    BÁSICOS

 CONTEÚDOS   ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
       
AVALIAÇÃO

·  Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Política do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Sociocultural e Demográfico do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;


·   América - aspectos físicos;
·  Espaço agropecuário da América;
·   Comércio da América;
·  Países desenvolvidos da América;
·  América- países emergentes;

·  Relevo, clima, vegetação e hidrografia da América;

·  Agricultura e a pecuária da América;

·  América- comércio interno, externo, balança comercial;

·  Estados Unidos- formação e expansionismo territorial;

·  Estados Unidos- potência econômica;

·  Estados Unidos- população e megalópoles;

·  Canadá- economia integrada ao Nafta;

·  México, Argentina e Brasil- da industrialização tardia à inserção global;

·  O México e suas características;

·  A Argentina e suas características principais;

·  Brasil- conflitos e recursos na Bacia Platina;


·  Destacar os aspectos físicos e sua importância na urbanização, economia e preservação ambiental.

·  Entender os fatores naturais e sociais que exercem influência na agropecuária, seu valor na economia e os problemas ambientais.

·  Identificar os tipos de comércio e sua importância na economia dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

·  Conhecer os países desenvolvidos da América.

·  Estudar os países emergentes da América.

·  Aula expositiva e dialogada;

·  Apresentações de trabalhos individuais e em grupo;

·  Músicas e cartazes;

·  Produção de textos;

·  Painéis e maquetes;

·  Leitura, interpretação de textos, figuras, plantas e mapas;

·  Desenhos;

·  Vídeos;

·   Uso do Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
·    Critérios de avaliação: Observar se há coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos sociais.

·    Instrumentos de avaliação: Duas atividades avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e objetivas no valor de 30,0 pontos cada.

·     Avaliações escritas com e sem consulta, atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.

·   Recuperação de estudos: A recuperação é realizada de forma paralela.
REFERÊNCIAS:
·         SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver Juntos: Geografia, 8º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM, 2015.
·         PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.







PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                               ANO: 8º                                            PERÍODO: 2018

                                                                                                                      PTD   3º TRIMESTRE

  CONTEÚDOS         ESTRUTURANTES


CONTEÚDOS    BÁSICOS

 CONTEÚDOS   ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
       
AVALIAÇÃO

·  Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Política do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Sociocultural e Demográfico do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;


·   América e suas economias de base mineral;

·  Economias de base agropecuária da América;

·  Projetos de integração da América;





·  Venezuela e Trinidad e Tobago;

·   Equador e Chile;

·  Peru e Bolívia;

·  Guiana, Suriname e Jamaica;

·  Colômbia;

·  Uruguai e Paraguai;

·  América Central Continental e Insular;

·  Cuba;

·  Hispano-americano;

·  Pan-americano;

·  O Brasil na América do Sul- fronteiras e integração física;

·  Brasil, liderança e tensões na América do Sul;


·  Destacar os aspectos econômicos da América;

·  Entender a diferença entre os países de base mineral e países de base agropecuária da América;

·  Identificar os projetos de integrações na América;

·  Conhecer os países da América Central, Continental e Insular;


·  Aula expositiva e dialogada;

·  Apresentações de trabalhos individuais e em grupo;

·  Músicas e cartazes;

·  Produção de textos;

·  Painéis e maquetes;

·  Leitura, interpretação de textos, figuras, plantas e mapas;

·  Desenhos;

·  Vídeos;

·   Uso do Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
·    Critérios de avaliação: Observar se há coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos sociais.

·    Instrumentos de avaliação: Duas atividades avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e objetivas no valor de 30,0 pontos cada.

·     Avaliações escritas com e sem consulta, atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.

·   Recuperação de estudos: A recuperação é realizada de forma paralela.
REFERÊNCIAS:
·         SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver Juntos: Geografia, 8º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM, 2015.
·         PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.










PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                               ANO: 9º                                            PERÍODO: 2018

                                                                                                                      PTD  1º TRIMESTRE

  CONTEÚDOS         ESTRUTURANTES


CONTEÚDOS    BÁSICOS

 CONTEÚDOS   ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
       
AVALIAÇÃO

·  Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Política do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Sociocultural e Demográfico do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;


·   Os espaços da Globalização;

·  Consumo, meio ambiente e desigualdade no espaço mundial;

·  Os territórios e fronteiras;

·  Continente Europeu.




·  A tecnologia e a transformação do espaço;
·  As tecnologias na Primeira Guerra Mundial;
·  A segunda Revolução Industrial;
·  A indústria e os espaço geográfico mundial;
·  A Terceira Revolução Industrial;
·  A consolidação da globalização;
·  A dinâmica dos espaços da globalização;
·  As multinacionais e o comércio mundial;
·  Os fluxos de mercadorias e de pessoas;
·  Os fluxos de informações e capitais;
·  Os fluxos e as cidades globais;
·  Os fluxos populacionais;
·  O capitalismo e a sociedade de consumo;
·  Problemas ambientais;
·  O desafio energético, a escassez do petróleo;
·  Meio ambiente e problemática ecológica;
·  Movimentos ambientalistas;
·  Preservação ambiental em busca de um desenvolvimento sustentável.
·  Formação mobilidade das fronteiras e a reconfiguração dos territórios;
·  Estado, Território e Nação;
·   Continente Europeu;


·  Estudar sobre o começo da globalização no mundo;

·  Compreender a dinâmica dos espaços da globalização;

·  Estudar sobre o capitalismo e a sua consequência para o meio ambiente;

·  Identificar a mais recente regionalização do mundo que foi desencadeada com o fim do socialismo;

·  Conhecer os atuais conflitos mundiais suas causas e consequências;

·  Conhecer os principais órgãos da ONU e sua atuação;

·  Conceituar Estado, Território e Nação Globalização do mundo;

·   Conflitos mundiais atuais;

·   Introdução ao continente Europeu (Relevo, clima e paisagem;

·  Aula expositiva e dialogada;

·  Apresentações de trabalhos individuais e em grupo;

·  Músicas e cartazes;

·  Produção de textos;

·  Painéis e maquetes;

·  Leitura, interpretação de textos, figuras, plantas e mapas;

·  Desenhos;

·  Vídeos;

·   Uso do Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.
·    Critérios de avaliação: Observar se há coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos sociais.

·    Instrumentos de avaliação: Duas atividades avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e objetivas no valor de 30,0 pontos cada.

·     Avaliações escritas com e sem consulta, atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.

·   Recuperação de estudos: A recuperação é realizada de forma paralela.
REFERÊNCIAS:
·         SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver Juntos: Geografia, 9º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM, 2015.
·         BOLIGIAN, Levon... [et al.] Geografia espaço e vivência, 9º ano/ 5º ed., São Paulo: Saraiva, 2015.
·         PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.











PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD
COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                               ANO: 9º                                            PERÍODO: 2018

                                                                                                                      PTD  2º TRIMESTRE

  CONTEÚDOS         ESTRUTURANTES


CONTEÚDOS    BÁSICOS

 CONTEÚDOS   ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
       
AVALIAÇÃO

·  Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Política do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Sociocultural e Demográfico do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;


·  Características principais do continente Europeu;

·  Europa desenvolvida e Rússia;

·  Características principais do continente Asiático;

·  Oriente Médio e Índia;

·  Japão, China e Sudeste Asiático;









·  O quadro natural da Europa;
·  Poluição, despoluição e o problema da água na Europa;
·  População, política e cultura na Europa desenvolvida;
·  O espaço geográfico europeu;
·  A União Europeia;
·  O socialismo no continente europeu;
·  Conflitos no continente europeu;
·  A Rússia;
·  O quadro natural da Ásia;
·  Localização do Oriente Médio;
·  Conflitos no Oriente Médio;
·  A população do Oriente Médio;
·  Índia;
·  Japão, um gigante do Oriente;
·  China, aspectos naturais e humanos;
·  China, potência econômica;
·  Sudeste asiático;




·  Conhecer a Europa sob os aspectos físicos, ambientais humanos e econômicos;

·  Estudar o relevo, clima e paisagem do continente europeu;

·  Aprender sobre o quadro físico e populacional da Europa;

·  Entender o processo de formação do Bloco Econômico da União europeia (UE), dentre eles, moeda, política, características;

·  Analisar os principais países da Europa e sua importância a nível mundial;

·  Conhecer a Ásia sob os aspectos físicos, ambientais humanos e econômicos;

·  Estudar o relevo, clima e paisagem da Ásia quadro físico e populacional;

·  Aprender sobre o processo de industrialização Economia Principais países e sua importância a nível mundial

·  Aula expositiva e dialogada;

·  Apresentações de trabalhos individuais e em grupo;

·  Músicas e cartazes;

·  Produção de textos;

·  Painéis e maquetes;

·  Leitura, interpretação de textos, figuras, plantas e mapas;

·  Desenhos;

·  Vídeos;

·   Uso do Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.

·    Critérios de avaliação: Observar se há coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos sociais.

·    Instrumentos de avaliação: Duas atividades avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e objetivas no valor de 30,0 pontos cada.

·     Avaliações escritas com e sem consulta, atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.

·   Recuperação de estudos: A recuperação é realizada de forma paralela.
REFERÊNCIAS:
·         SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver Juntos: Geografia, 9º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM, 2015.
·         BOLIGIAN, Levon... [et al.] Geografia espaço e vivência, 9º ano/ 5º ed., São Paulo: Saraiva, 2015.
·         PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.





PLANO DE TRABALHO DOCENTE PTD

COLÉGIO ESTADUAL...
PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                               ANO: 9º                                            PERÍODO: 2018

                                                                                                                      PTD  3º TRIMESTRE

  CONTEÚDOS         ESTRUTURANTES


CONTEÚDOS    BÁSICOS

 CONTEÚDOS   ESPECÍFICOS

JUSTIFICATIVA

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS
       
AVALIAÇÃO

·  Dimensão Econômica do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Política do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Sociocultural e Demográfico do Espaço Geográfico;

·  Dimensão Socioambiental do Espaço Geográfico;



·  Países desenvolvidos da Bacia do Pacífico e Regiões Polares;

·  Continente Africano;

·  Oceania;




·  A Bacia do Pacífico;
·  Austrália e Nova Zelândia;
·  As Regiões Polares;
·  Características principais da África;
·  A Antártica;


·  Conhecer a Ásia sob os aspectos físicos, ambientais humanos e econômicos. Relevo, Clima , Paisagem Ásia quadro físico e populacional. Processo de industrialização Economia Principais países e sua importância a nível mundial
·  continente Africano sob os aspectos físicos, ambientais humanos e econômicos. Relevo, Clima, Paisagem. África quadro físico e populacional. Processo de industrialização. Educação para os direitos humanos, além da cultura afro-brasileira e africana. Conhecer a Oceania sob os aspectos físicos, ambientais humanos e econômicos. Relevo, Clima, Paisagem Processo de industrialização Economia Principais países e sua importância a nível mundial.

·  Aula expositiva e dialogada;

·  Apresentações de trabalhos individuais e em grupo;

·  Músicas e cartazes;

·  Produção de textos;

·  Painéis e maquetes;

·  Leitura, interpretação de textos, figuras, plantas e mapas;

·  Desenhos;

·  Vídeos;

·   Uso do Laboratório de Informática;
Livros, revistas e jornais.

·    Critérios de avaliação: Observar se há coerência na escrita, nas provas e trabalhos, esperando que o aluno perceba de que forma as transformações das paisagens e do espaço geográfico interfere no seu cotidiano; também identifique as formas de apropriação da natureza a partir do trabalho e suas consequências econômicas, socioambientais e políticas; e identificar as relações do espaço urbano e rural, percebendo como esses dois espaços estão interligados na economia e nos aspectos sociais.

·    Instrumentos de avaliação: Duas atividades avaliativas com o peso de 20,0 pontos cada; duas avaliações discursivas e objetivas no valor de 30,0 pontos cada.

·     Avaliações escritas com e sem consulta, atividades e trabalho em sala, produção de cartazes, pesquisas, avaliação oral.

·   Recuperação de estudos: A recuperação é realizada de forma paralela.
REFERÊNCIAS:
·         SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para Viver Juntos: Geografia, 9º ano: Ensino Fundamental. 4ªed. São Paulo: Edições SM, 2015.
·         BOLIGIAN, Levon... [et al.] Geografia espaço e vivência, 9º ano/ 5º ed., São Paulo: Saraiva, 2015.
·         PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Da Educação Básica: Geografia. 2017.




                                                  Colégio Estadual Silveira da Motta – Ensino Fundamental e Médio

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

                                                                                                               2º TRIMESTRE
                                                                                               PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
                                                                                                                             1º A



CONTEÚDOS ESTRUTURANTES

CONTEÚDOS BÁSICOS


CONTEÚDO ESPECÍFICO


OBJETIVO/JUSTIFICATIVA


·        O espaço natural: A dinâmica da natureza;

·        O espaço natural: paisagens naturais do mundo;


·        A evolução geológica da Terra;

·        Estrutura geológica e as formas de relevo da terra;

·        Agentes formadores e modeladores do relevo terrestre;

·        O tempo meteorológico e os elementos do clima;

·        Fatores do clima e tipos climáticos; Os grandes biomas terrestres: regiões temperadas e frias;

·        Os grandes biomas terrestres: Biomas tropicais, montanhas e desertos.


  • O tempo geológico conta a história da terra;

  • Origem, formação e camadas da Terra;

  • A origem dos continentes;

  • A crosta terrestre é constituída de rochas e minerais;

  • O relevo terrestre;

  • A dinâmica interna e externa da Terra;

  • A atmosfera e os fenômenos meteorológicos;

  • Fatores que modificam o clima;





  • Principais tipos de clima do mundo;

  • Classificações climáticas;

  • Principais biomas do mundo;

  • Biomas das regiões temperadas e frias;

  • Biomas das regiões tropicais;

  • Montanhas;

  • Desertos e semidesertos.

























·         Aguçar a compreensão e o entendimento da globalização no mundo e seus efeitos;

·         Ensinar sobre as características principais do continente Europeu;

·         Instruir sobre o que é a CEI, porque ela foi formada e para o que ela serve;

·         Mostrar a divisão social e econômica existente no continente Europeu.




PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

RECURSOS             DIDÁTICOS
PROPOSTA DE TRABALHO P/ O ALUNO
AVALIAÇÃO


CRITÉRIOS

INSTRUMENTOS

·         Proporcionar aos alunos a elaboração de trabalhos, para compreensão dos conteúdos;
·      Apresentação de vídeos sobre o conteúdo;
·      Exposição de textos referente aos assuntos com explicação após leitura;
·      Trabalhar com atividades de fixação, após a leitura e explicação do conteúdo;






·         Quadro de giz;
·         Tv Pen drive;
·         Aparelho de som;
·         Computador;
·         Revistas;
·         Jornais;
·         Livro didático;
·         Pesquisas na internet.



·      Leitura de textos referente aos assuntos;
·      Confecção de atividades de fixação;
·      Seções de vídeos sobre os conteúdos para um conhecimento visual do conteúdo;
·      Atividades e trabalhos avaliativos.




  • Compreensão dos conteúdos;
  • Participação em sala;
  • Elaboração correta e completa das atividades;
  • Comportamento adequado para uma sala de aula;
  • Respostas corretas das avaliações.



  • O aluno será avaliado através de trabalhos individuais e em grupos;
  • Avaliações individuais com e sem consulta ao caderno;
  • Avaliações diárias das atividades feitas em sala de aula e participação em aula.





                                                  Colégio Estadual Silveira da Motta – Ensino Fundamental e Médio

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

                                                                                                               3º TRIMESTRE
                                                                                               PROFESSORA: VANESSA DE OLIVEIRA
                                                                                                                            1º A



CONTEÚDOS ESTRUTURANTES

CONTEÚDOS BÁSICOS


CONTEÚDO ESPECÍFICO


OBJETIVO/JUSTIFICATIVA


  • Globalização e organizações mundiais;
  • O continente europeu;
  • Leste europeu e a CEI.


  • A globalização e seus efeitos;
  • Globalização e meio ambiente;
  • Globalização e organizações econômicas;
  • Globalização e direitos humanos;
  • Quadro natural e problemas ambientais da Europa;
  • A população europeia;
·         A economia europeia;
  • A união europeia;
  • A Europa Oriental e o socialismo;
  • A crise do socialismo e o fim da bipolarização;
  • A CEI
  • Europa Oriental: economia e sociedade.



  • O que é a globalização;
  • Os efeitos da globalização;
  • As fazes da globalização;
  • Os problemas ambientais;
  • Conferências ambientais;
  •  Principais blocos econômicos;
  • O que são os direitos humanos;
  • O quadro natural da Europa;
  • A população da Europa;
  • A economia europeia;
  • A União europeia;
  • O leste Europeu;
  • A era Gorbatchev e o fim da URSS;
  • A modernização das ex-repúblicas soviéticas;
  • O fim da União Soviética e a formação da CEI;
  • Os países do Leste Europeu.


·         Aguçar a compreensão e o entendimento da globalização no mundo e seus efeitos;
·         Ensinar sobre as características principais do continente Europeu;
·         Instruir sobre o que é a CEI, porque ela foi formada e para o que ela serve;
·         Mostrar a divisão social e econômica existente no continente Europeu.




PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

RECURSOS             DIDÁTICOS
PROPOSTA DE TRABALHO P/ O ALUNO
AVALIAÇÃO


CRITÉRIOS

INSTRUMENTOS

·         Proporcionar aos alunos a elaboração de trabalhos, para compreensão dos conteúdos;
·      Apresentação de vídeos sobre o conteúdo;
·      Exposição de textos referente aos assuntos com explicação após leitura;
·      Trabalhar com atividades de fixação, após a leitura e explicação do conteúdo;






·         Quadro de giz;
·         Tv Pen drive;
·         Aparelho de som;
·         Computador;
·         Revistas;
·         Jornais;
·         Livro didático;
·         Pesquisas na internet.



·      Leitura de textos referente aos assuntos;
·      Confecção de atividades de fixação;
·      Seções de vídeos sobre os conteúdos para um conhecimento visual do conteúdo;
·      Atividades e trabalhos avaliativos.




  • Compreensão dos conteúdos;
  • Participação em sala;
  • Elaboração correta e completa das atividades;
  • Comportamento adequado para uma sala de aula;
  • Respostas corretas das avaliações.



  • O aluno será avaliado através de trabalhos individuais e em grupos;
  • Avaliações individuais com e sem consulta ao caderno;
  • Avaliações diárias das atividades feitas em sala de aula e participação em aula.








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