Esta proposta destinou-se a formar um Conjunto
Didático de Minerais, organizado e preparado para auxiliar professores de disciplinas da educação básica
oficial, especialmente aquelas relacionadas com assuntos das ciências naturais
e econômicas, como Ciências, Geografia, História, Química e, até mesmo,
Biologia.
Mediante
pesquisas realizadas em escolas públicas e particulares, que desenvolvem a
educação básica, foi possível propor a formação desse conjunto didático, que
servirá como meio auxiliar de ensino aos professores, para demonstrar aos
alunos os materiais em suas formas naturais ou primitivas e de origem
litosférica, utilizados como minérios ou matérias-primas no cotidiano da sociedade.
Dessa
forma, poderá ser esclarecida com mais facilidade aos alunos a possibilidade de
diversos recursos naturais estarem sujeitos ao rápido exaurimento, quando se
comparada a sua contínua exploração com o tempo geológico da Terra que
proporcionou a formação desses recursos. Conceitos de economia nacional e
mundial, desenvolvimento industrial, evolução humana nas idades da
pedra-lascada, do cobre e do ferro, da industrialização, que estão no programa
de disciplinas como Geografia e História, além da sustentabilidade, que é um
tema transversal, também poderão ser desenvolvidos com os alunos. O caráter
principal é o da interdisciplinaridade, com especial interesse na divulgação de
temas voltados à vida social e à educação ambiental.
Os
minerais estão acompanhados por este fichário, que apresenta um testo
introdutório sobre a mineralogia e as características básicas de cada amostra,
com o nome do mineral, a composição química ou mineralógica, o grupo a que
pertence, a sua ocorrência na natureza, o seu uso industrial ou a sua aplicação
no cotidiano da sociedade, além de outras informações consideradas necessárias.
Com
este conjunto, poderá ser possível a prática de uma metodologia de ensino que
facilite o trabalho desenvolvido pelo professor, contribuindo para que o aluno
melhor compreenda o lhe é ensinado, resultando em um processo de
ensino-aprendizagem com a plena construção do conhecimento.
Um
das características deste trabalho é o oferecimento de informações genéricas.
Para estudos científicos aprofundados, o pesquisador deverá buscar informações
em obras mais específicas, que possuam elementos detalhados e abordem o tema.
RELAÇÃO DOS 33
MINERAIS QUE INTEGRAM ESTE CONJUNTO
|
||
1
|
Albita
|
Indústria de cerâmicas refratárias
e produção de gemas
|
2
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Apatita
|
Indústria de ácido fosfórico e fertilizante
(índice de dureza 5)
|
3
|
Barita
|
Obtenção de bário e produção de gemas
|
4
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Bauxita
|
Obtenção de alumina (alumínio)
|
5
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Berilo
|
Obtenção de berílio
|
6
|
Biotita
|
Para aparelhos de datações radiocronológicas (K-Ar)
|
7
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Brasilianita
|
Obtenção de fósforo e produção de gemas
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8
|
Calcita
|
Indústria óptica e de cimento e cal (índice de dureza 3)
|
9
|
Calcopirita
|
Obtenção de cobre
|
10
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Caulinita
|
Produção de cerâmica, refratário, papel e tintas
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11
|
Cianita
|
Indústria de cerâmicas refratárias e obtenção de silício
|
12
|
Coríndon
|
Produção de abrasivo, rebolos, pedras-de-amolar (índice de dureza 9)
|
13
|
Crisocola
|
Obtenção de cobre e produção de gemas
|
14
|
Dolomita
|
Obtenção de magnésio e produção de gemas
|
15
|
Enxofre
|
Obtenção de enxofre
|
16
|
Espodumênio
|
Indústria de cerâmicas, obtenção de lítio
produção de gemas
|
17
|
Estibinita
|
Obtenção de antimônio
|
18
|
Feldspato
|
Obtenção de potássio, produção de cerâmica
(índice de dureza 6)
|
19
|
Fluorita
|
Obtenção de flúor (índice de dureza 4)
|
20
|
Galena
|
Obtenção de chumbo
|
21
|
Gipsita
|
Produção de cimento, ácido sulfúrico,
gesso (índice de dureza 2)
|
22
|
Hematita
|
Obtenção de ferro e joalharia
|
23
|
Lepidolita
|
Obtenção de lítio
|
24
|
Magnetita
|
Obtenção de ferro
|
25
|
Malaquita
|
Obtenção de cobre e produção de gemas
|
26
|
Muscovita
|
Indústria eletro-eletrônica
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27
|
Pirita
|
Obtenção de enxofre e, secundariamente, de ferro
|
28
|
Quartzo
|
Obtenção de silício (índice de dureza 7)
|
29
|
Rodocrosita
|
Obtenção de manganês e produção de gemas
|
30
|
Talco
|
Indústria de cerâmicas e cargas em
geral (índice de dureza 1)
|
31
|
Titanita
|
Obtenção de titânio e produção de gemas
(chamada de Esfênio)
|
32
|
Topázio
|
Produção de gemas (índice de dureza 8)
|
33
|
Turmalina
|
Indústria eletro-eletrônica e produção de gemas
|
Para mais informações, acesse a página sobre o conjunto didático dos minerais, nesse mesmo blog. Conjunto didático de minerais
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